quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Concurso de idéias – implantando a inovação contínua na organização

Considerado uma evolução das ‘caixas de sugestões’, parte-se do pressuposto que ninguém melhor para propor melhorias ou mudanças para a organização do que o próprio colaborador. A inovação que este modelo traz é caracterizada por mudanças incrementais de melhoria com baixo e médio impacto no negócio, mas com abrangência para todos os funcionários. Diferente da inovação técnica quer requer anos de especialização e são conduzidas em laboratórios técnicos ou de Pesquisa e Desenvolvimento.
As idéias propostas por funcionários individualmente ou em equipes são avaliadas pelos executivos e as melhores recebem um prêmio. Todavia, para que não fiquem limitado ao modelo dos programas de idéias existentes é preciso observar 7 pontos para a formação de uma cultura organizacional com foco na inovação como competência organizacional:

1) O dono da ideia não é a pessoa que teve o primeiro lampejo, a inspiração, ou quem vai efetivamente transformá-la em realidade. Deve existir um esforço cooperativo com outras pessoas com as competências necessárias para fazer a ideia acontecer efetivamente.
2) Para projetos que exigem prazos longos de implantação, orçamentos robustos ou especificações técnicas é necessário um apoiador com influência na organização que possa retirar barreiras burocráticas, atuar como ponte de interação inter-departamental, conseguir apoios institucionais, etc.
3) Implantar uma ferramenta para a gestão de todo o processo, desde a apresentação de novas idéias até a seleção das melhores, formação das equipes de implementação e identificação de outras possibilidades. Estes sistemas devem estar disponíveis para toda a organização, aceitando contribuições de qualquer pessoa na empresa.
4) Todo o processo deve ser bem definido, seguindo desde a submissão da ideia pelo funcionário a um comitê de avaliação, passando pela seleção das idéias com potencial de retorno, montagem de uma equipe, estruturação da ideia num projeto formalizado, implementação, até a colheita por parte da equipe dos resultados do projeto.
5) Investir em programa de capacitação torna-se necessário para aumentar as chances de implantação dos projetos bem como estimular a retenção de talentos com perfil empreendedor.
6) Criação de um ‘escritório de projetos’ para ajudar o funcionário a acompanhar o andamento do projeto, além de gerir prazos, orçamentos, pessoas e ações. Também de uma equipe formada por profissionais de diversas áreas da organização para auxiliar tanto ao projeto quanto ao funcionário a conhecer melhor a organização e seu negócio.
7) Além de premiar as melhores idéias, a recompensa deve ser estendida a todos os membros que participaram do projeto. Os resultados diretos deste devem ser compartilhados de forma proporcional à contribuição e envolvimento de cada um no projeto Esta prática se aplica melhor a resultados como aumento de receita ou redução de custos.

É importante manter a competição em um processo contínuo de incentivo aos funcionários.
Estas sugestões são melhor aproveitadas por empresas que já possuem a prática da competição de idéias e precisam avançar em direção da sedimentação de uma cultura interna voltada para a inovação em todos os âmbitos da organização.

Fontes de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário