quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Ferramentas CRM Disponiveis no Mercado Brasileiro

O Customer Relationship Manager, ou apenas CRM, surgi com a necessidade de conhecer e identificar melhor os desejos de possíveis clientes. Em um mercado cada vez mais competitivo fidelizar um cliente é um trunfo importante. Conhecer as particularidades e oferecer serviços diferenciados são jogadas importantes para diferenciar uma empresa das demais. As ferramentas de CRM atuam precisamente nas informações sobre o cliente, o bairro onde mora, cor preferida, meio de locomoção, área de atuação, nível de escolaridade, praticante de esporte, etc. São informações fundamentais para oferecer um serviço ou um produto que se encaixe perfeitamente ao desejos do cliente.
As ferramentas CRM atuam justamente para coletar as informações do cliente e oferecer relatórios e estatísticas sobre o mesmo, facilitando assim a tomada de decisão para uma possível estratégia de marketing, vendas e serviços. Esta postagem tem como objetivo citar algumas das ferramentas presentes no mercado atualmente. Vamos a elas:
  • SAP CRM

A SAP foi construída por ex-funcionários da IBM em 1972 na Alemanha, atualmente a SAP é a terceira maior empresa de software independente do mundo. Usando a própria definição da SAP para o seu sistema CRM, é assim que ele é caracterizado:
“Sistema CRM da SAP — incluído no SAP Business Suite — é a única solução capaz de viabilizar processos de negócios totalmente confiáveis, abrangentes e centrados no relacionamento com clientes, proporcionando um benefício real de cada cliente. O software SAP CRM se aplica a processos dirigidos aos segmentos de mercado verticais para suportar departamentos que interagem diretamente com os clientes, especificamente nas áreas de marketing, vendas e serviços. A adoção do SAP CRM assegura uma visibilidade de 360 graus de todos os pontos de contato do cliente e dos canais de interação, incluindo o campo, a Internet, centros de interação e parceiros do canal. A solução de Customer Relationship Management oferece ainda poderosos recursos analíticos. “, SAP.
O caso de sucesso da SAP foi a implantação do CRM na Boticário. O CRM do Boticário iniciou sua implantação em 2010 e teve seu termino no final de 2011, sendo considerado o projeto mais importante desenvolvido na empresa durante esse tempo.
“Com as novas ferramentas, o Boticário conhecerá as categorias preferidas do cliente, tempo que ele leva para fazer a reposição dos itens e valor médio que desembolsa com a marca.”, Computer World.
  • Oracle CRM On Demand

A Oracle define seu sistema CRM como: “Líder global em CRM”. O serviço da Oracle atua em diversas áreas, Tecnologia, Medicina, Farmacêutica, Seguradoras e Automotivas.
“As soluções de CRM Completas da Oracle oferecem os recursos mais amplos e abrangentes para ajudar as organizações a direcionar a eficiência em vendas, marketing, fidelidade e serviços”, ORACLE.
Para quem usa sua ferramenta, a Oracle oferece suporte, treinamento e consultoria, sendo reconhecida positivamente pela eficiência na execução desses pontos.
  • Microsoft Dynamics CRM

O CRM da Microsoft tem a grande vantagem de se integrar as outras ferramentas desenvolvidas por ela, Microsoft Office, Outlook, Excel. Ele é distribuído em três versões: Workgroup, Professional e Enterprise. A própria Microsoft define seu produto dessa maneira:
“O Microsoft Dynamics CRM 4.0 é um sistema totalmente integrado de CRM (customer relationship management - gestão de relacionamentos com clientes). O Microsoft Dynamics CRM permite criar e manter facilmente uma visão clara dos clientes, do primeiro contato até a pós-venda. Oferecendo ferramentas para melhorar os processos de vendas, marketing e serviço de atendimento ao cliente, juntamente com a integração nativa com o Microsoft Office Outlook, o Microsoft Dynamics CRM fornece uma solução rápida, flexível e acessível.”, Microsoft.
O Dynamics atua na área de Vendas, Serviços e Marketing.

Por fim, vemos que o diferencial de cada ferramenta fica por conta de uma ou outra particularidade, seja a integração com um sistema em nuvem, seja a possibilidade de integrar com outras ferramentas. Como as funcionalidade são bem semelhantes, aspectos como suporte, manutenção, treinamento e disponibilidade de idioma devem ser os pontos principais para a escolha da ferramenta.

Fonte:
http://www.sebraesp.com.br/index.php/46-noticias/marketing/7946-ferramentas-auxiliam-a-gestao-do-relacionamento-com-o-cliente
http://global.sap.com/brazil/solutions/business-suite/crm/crm-relacionamento-com-clientes.epx
http://global12.sap.com/brazil/about/historico/index.epx
http://computerworld.uol.com.br/carreira/2010/09/24/um-transformador-de-sonhos-em-realidade/
http://www.sebrae2014.com.br/Sebrae../Novo%20Atendimento/Pagina%20Inicial/Case%20CRM%20Boticario.pdf
http://www.oracle.com/br/products/applications/crmondemand/index.html
http://www.unione.com.br/consultoria/crm-customer-relationship-management/solucoes-oracle.html
http://www.microsoft.com/brasil/dynamics/crm/product/systemrequirements.mspx

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