Em contra-ponto a departamentalização, a Adhocracia permite criar um ambiente de trabalho capaz de solucionar problemas de maneira rápida e eficaz. Se utilizando das capacidades individuais dos membros das equipes multidisciplinares de forma conjunta, este modelo de gestão permite atingir de maneira rápida e criativa os objetivos da empresa.
No site Sobre Administração, Gustavo Periard explica o que é a Adhocracia: "um termo utilizado na Teoria das Organizações, que estabelece modelos de gestão de empresas baseadas em projetos não-permanentes. É caracterizada pela utilização de grupos e equipes multidisciplinares, que cooperam entre si para o atingimento de um determinado objetivo."
As características principais da Adhocracia consistem em: formar equipes temporárias, autônomas e multidisciplinares; manter uma estrutura organizacional orgânica; especialização do trabalho; equipes auto-gerenciáveis; e elevado grau de descentralização.
Por outro lado, a Adhocracia apresenta problemas em relação à comunicação formal e definição de papéis dentro da empresa em consequência à baixa rigidez dos processos e eliminação da burocracia.
Diante de um ambiente cada vez mais atual e dinâmico, onde a concorrência ganha amplitude global e o mercado ultrapassa as fronteiras geográficas, a Adhocracia pode ser aplicada como uma medida inteligente para manter a empresa adaptada e competitiva.
Fontes de pesquisa:
http://www.sobreadministracao.com/voce-sabe-o-que-e-adhocracia/
http://www.espacoadministrativo.com.br/2013/03/adhocracia/
http://www2.uol.com.br/JC/sites/deloitte/artigos/a150.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário