A utilização de outsourcing dentro de uma empresa é uma prática que tem como finalidade diminuir os custos com atividades relacionadas ao meio do processo de desenvolvimento do produto - ou do serviço - oferecido através da designação dessas atividades para outras empresas externas com experiência no mercado e know how suficientes para manter a qualidade da produção. O outsourcing nunca poderá ser aplicado às operações vitais de uma empresa.
O termo é utilizado em alguns casos como sinômimo de terceirização, no entanto entende-se que a terceirização está ligada à áreas da empresa de menor nível na hierarquia. Ou seja, aquelas que pouco participam ou influenciam as estratégias da empresa, como por exemplo segurança e limpeza.
O outsourcing pode ser considerado portanto uma forma de terceirização que de alguma forma modificam ações estratégicas da empresa. Entre as mais comuns áreas de uma empresa que se pode aplicar o outsourcing, podemos citar: planejamento estratégico; marketing e vendas; recursos humanos; e informática e T.I.
Fontes:
http://www.administradores.com.br/noticias/administracao-e-negocios/outsourcing-afinal-o-que-e-isso/43902/
http://www.sobreadministracao.com/outsourcing-o-que-e-e-como-funciona/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Outsourcing
Nenhum comentário:
Postar um comentário