quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

E-Learning para aumentar a competitividade

Fatores como a crescente competitividade e a sociedade baseada na informação e no conhecimento estão desafiando e transformando as empresas. A informação tornou-se ferramenta para crescimento, competitividade e sobrevivência num mercado globalizado.
Sendo assim, muitas empresas estão adotando como estratégia a inovação na educação corporativa visando aumentar a competitividade, assim passaram a investir cada vez mais em programas de treinamento online para capacitar seus funcionários. Os principais motivos dos crescentes investimentos em educação a distância são economia de tempo e dinheiro. As empresas buscam soluções que diminuam seus investimentos e que ao mesmo tempo lhe gerem resultados tornando-as mais competitivas no mercado.
Em termos corporativos a educação a distância consegue atingir um grande número de colaboradores, rompe fronteiras geográficas, respeita o ritmo de aprendizagem de cada aluno e, ao mesmo tempo, reduz custos.
Muitas empresas entendem que não é mais necessário oferecer um espaço físico destinado á aprendizagem, acreditam que é possível adquirir conhecimento em qualquer lugar ou momento. O processo de aprendizagem e qualificação também passou a ser responsabilidade de todos envolvidos no negócio e não apenas da empresa.
Alguns benefícios e vantagens competitivas gerados pelo e-learning no mercado corporativo são:
·      A edução de custos, devido a redução de gastos em transporte, hotel e alimentação
·     O surgimento de uma nova cultura de trabalho via internet, em grupo através de comunidades virtuais ou de forma individual;
·      A possibilidade de criação de treinamentos diferenciados;
·      A flexibilidade de tempo e horários;
·  O programa de e-learning pode ser desenhado com o objetivo de ser um aliado na conquista e manutenção de clientes;
·      O programa de e-learning também pode ser montado com o propósito de educar e informar vendedores, distribuidores e fornecedores.
Mas para obterem resultados satisfatórios as empresas precisam ter suas bases bem definidas e saberem lidar e superar os desafios de um projeto de educação á distância. É preciso também lembrar que nem sempre a EAD substitui a experiência direta de aprendizagem.
A Implementação de um projeto de e-learning envolve diversos aspectos, tais como: tecnológicos, pedagógicos, produção de conteúdo multimídia e gestão do programa de educação á distância. Requer a participação de equipes multidisciplinares e necessita fundamentalmente do total apoio e envolvimento da alta direção da empresa no processo. É preciso introduzir o conceito tecnológico e ir aculturando os envolvidos, estimulando e motivando para que todos participarem desta nova forma de aprendizado e crescimento.
Através do E-learning as empresas aumentam o seu grau competitividade no mercado e o seu comprometimento com resultados. Isto gera mudanças culturais significativas e a tecnologia tem impacto direto nos negócios das empresas.

Fontes de pesquisa:





Nenhum comentário:

Postar um comentário