quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A implantação do XP como gerenciador de projetos

A Extreme Programming, ou simplesmente XP, é uma metodologia de software ágil, foi criada nos Estados Unidos por Kent Beck em 1997. O Desenvolvimento Ágil é metodologia criada para maximizar os resultados, o modelo foca principalmente a construção do software e a interação com o cliente, diferente de outros métodos onde é levado muito tempo desenvolvendo documentos e levantando especificações.
No XP é um processo de desenvolvimento, voltado para o cliente, onde é composto por: equipes pequenas, sistemas orientados a objeto, desenvolvimento incremental e requisitos vagos que mudam com frequência.
O modelo XP é dinâmico e flexível, contudo é necessário disciplina para usa-la em um projeto. Seus principais valores são: Comunicação, Simplicidade, FeedBack e Coragem. Suas principais práticas: Cliente Presente, Entregas Frequentes, Jogo de Planejamento, Programação em Par, Refactoring, Ritmo Sustentável, entre outras.
O XP possui tanto elementos de engenharia quanto de gerencia de software, para uma boa utilização é necessário disciplina e dinamismo. Embora ele seja altamente recomendado para projetos flexíveis, nada impede sua utilização em projetos de outros portes. Suas principais vantagens ficam pela comunicação e as práticas de programação que ele sugere.

Entrada

Para incorporar o modelo Extreme Programming no desenvolvimento é necessário seguir todas as práticas adotadas, são as práticas já citadas aqui, só assim é notado um ganho de produtividade, seguir o modelo pela metade e desistir por resultados ineficientes não é o caminho. Além disso é importante que o desenvolvimento siga um roteiro especifico, que são elas: estória, iteração, small release.
Estórias são as funcionalidades que o cliente espera receber, são escritas em cartões em linguagem simples para que a equipe de desenvolvimento entenda com facilidade.
Iteração é o tempo disposto a fim de gerar a implementação de um determinado número de estórias, cada iteração possui um tempo determinado e são planejadas no jogo de planejamento.
Small Release é uma pequena versão do sistema, onde já existe algumas funcionalidades para o cliente iniciar suas atividades no sistema. Disponibilizar versões pequenas do sistema possibilita que o cliente veja de maneira rápida os investimentos feitos no projeto.


Figura 1: Exemplo de organização do projeto com XP

Resultado

É importante notar um ganho de produtividade e de qualidade de vida dos funcionários. Os clientes devem obter uma melhor visualização do projeto e perceber com facilidade o desenvolvimento do mesmo.
Trabalhar até tarde afim de terminar o projeto deve se tornar uma atividade rara, ou completamente extinta. O XP prioriza o máximo de 40 horas semanais, e todas as suas iterações são dispostas no tempo hábil para se terminar dentro do prazo. Entregas dentro do prazo devem se tornar rotina.

Responsáveis

Gerente de Projetos, Equipe XP


Fonte
http://www.hardcode.com.br/metodologia-agil-de-desenvolvimento-de-software-extreme-programming-xp/
http://www.hiperbytes.com.br/artigos/metodologia-xp-extreme-programming-desenvolvimento-agil/
http://www.devmedia.com.br/extreme-programming-conceitos-e-praticas/1498

http://devbrasil.net/profiles/blogs/o-que-e-extreme-programming
http://www.devmedia.com.br/planejando-seu-projeto-com-extreme-programming-parte-i/4273

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