A Extreme Programming, ou
simplesmente XP, é uma metodologia de software ágil, foi criada nos Estados
Unidos por Kent Beck em 1997. O Desenvolvimento Ágil é metodologia criada para
maximizar os resultados, o modelo foca principalmente a construção do software
e a interação com o cliente, diferente de outros métodos onde é levado muito
tempo desenvolvendo documentos e levantando especificações.
No XP é um processo de
desenvolvimento, voltado para o cliente, onde é composto por: equipes pequenas,
sistemas orientados a objeto, desenvolvimento incremental e requisitos vagos
que mudam com frequência.
O modelo XP é dinâmico e flexível,
contudo é necessário disciplina para usa-la em um projeto. Seus principais
valores são: Comunicação, Simplicidade, FeedBack e Coragem. Suas principais práticas:
Cliente Presente, Entregas Frequentes, Jogo de Planejamento, Programação em
Par, Refactoring, Ritmo Sustentável, entre outras.
O XP possui tanto elementos de
engenharia quanto de gerencia de software, para uma boa utilização é necessário
disciplina e dinamismo. Embora ele seja altamente recomendado para projetos flexíveis,
nada impede sua utilização em projetos de outros portes. Suas principais
vantagens ficam pela comunicação e as práticas de programação que ele sugere.
Entrada
Para incorporar o modelo Extreme
Programming no desenvolvimento é necessário seguir todas as práticas adotadas,
são as práticas já citadas aqui, só assim é notado um ganho de produtividade,
seguir o modelo pela metade e desistir por resultados ineficientes não é o
caminho. Além disso é importante que o desenvolvimento siga um roteiro
especifico, que são elas: estória, iteração, small release.
Estórias são as funcionalidades
que o cliente espera receber, são escritas em cartões em linguagem simples para
que a equipe de desenvolvimento entenda com facilidade.
Iteração é o tempo disposto a fim
de gerar a implementação de um determinado número de estórias, cada iteração
possui um tempo determinado e são planejadas no jogo de planejamento.
Small Release é uma pequena
versão do sistema, onde já existe algumas funcionalidades para o cliente
iniciar suas atividades no sistema. Disponibilizar versões pequenas do sistema
possibilita que o cliente veja de maneira rápida os investimentos feitos no
projeto.
Figura 1: Exemplo de organização
do projeto com XP
Resultado
É importante notar um ganho de
produtividade e de qualidade de vida dos funcionários. Os clientes devem obter
uma melhor visualização do projeto e perceber com facilidade o desenvolvimento
do mesmo.
Trabalhar até tarde afim de
terminar o projeto deve se tornar uma atividade rara, ou completamente extinta.
O XP prioriza o máximo de 40 horas semanais, e todas as suas iterações são
dispostas no tempo hábil para se terminar dentro do prazo. Entregas dentro do
prazo devem se tornar rotina.
Responsáveis
Gerente de Projetos, Equipe XP
Fonte
http://www.hardcode.com.br/metodologia-agil-de-desenvolvimento-de-software-extreme-programming-xp/
http://www.hiperbytes.com.br/artigos/metodologia-xp-extreme-programming-desenvolvimento-agil/
http://www.devmedia.com.br/extreme-programming-conceitos-e-praticas/1498
http://devbrasil.net/profiles/blogs/o-que-e-extreme-programming
http://www.devmedia.com.br/planejando-seu-projeto-com-extreme-programming-parte-i/4273
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