quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Concurso de idéias – implantando a inovação contínua na organização

Considerado uma evolução das ‘caixas de sugestões’, parte-se do pressuposto que ninguém melhor para propor melhorias ou mudanças para a organização do que o próprio colaborador. A inovação que este modelo traz é caracterizada por mudanças incrementais de melhoria com baixo e médio impacto no negócio, mas com abrangência para todos os funcionários. Diferente da inovação técnica quer requer anos de especialização e são conduzidas em laboratórios técnicos ou de Pesquisa e Desenvolvimento.
As idéias propostas por funcionários individualmente ou em equipes são avaliadas pelos executivos e as melhores recebem um prêmio. Todavia, para que não fiquem limitado ao modelo dos programas de idéias existentes é preciso observar 7 pontos para a formação de uma cultura organizacional com foco na inovação como competência organizacional:

1) O dono da ideia não é a pessoa que teve o primeiro lampejo, a inspiração, ou quem vai efetivamente transformá-la em realidade. Deve existir um esforço cooperativo com outras pessoas com as competências necessárias para fazer a ideia acontecer efetivamente.
2) Para projetos que exigem prazos longos de implantação, orçamentos robustos ou especificações técnicas é necessário um apoiador com influência na organização que possa retirar barreiras burocráticas, atuar como ponte de interação inter-departamental, conseguir apoios institucionais, etc.
3) Implantar uma ferramenta para a gestão de todo o processo, desde a apresentação de novas idéias até a seleção das melhores, formação das equipes de implementação e identificação de outras possibilidades. Estes sistemas devem estar disponíveis para toda a organização, aceitando contribuições de qualquer pessoa na empresa.
4) Todo o processo deve ser bem definido, seguindo desde a submissão da ideia pelo funcionário a um comitê de avaliação, passando pela seleção das idéias com potencial de retorno, montagem de uma equipe, estruturação da ideia num projeto formalizado, implementação, até a colheita por parte da equipe dos resultados do projeto.
5) Investir em programa de capacitação torna-se necessário para aumentar as chances de implantação dos projetos bem como estimular a retenção de talentos com perfil empreendedor.
6) Criação de um ‘escritório de projetos’ para ajudar o funcionário a acompanhar o andamento do projeto, além de gerir prazos, orçamentos, pessoas e ações. Também de uma equipe formada por profissionais de diversas áreas da organização para auxiliar tanto ao projeto quanto ao funcionário a conhecer melhor a organização e seu negócio.
7) Além de premiar as melhores idéias, a recompensa deve ser estendida a todos os membros que participaram do projeto. Os resultados diretos deste devem ser compartilhados de forma proporcional à contribuição e envolvimento de cada um no projeto Esta prática se aplica melhor a resultados como aumento de receita ou redução de custos.

É importante manter a competição em um processo contínuo de incentivo aos funcionários.
Estas sugestões são melhor aproveitadas por empresas que já possuem a prática da competição de idéias e precisam avançar em direção da sedimentação de uma cultura interna voltada para a inovação em todos os âmbitos da organização.

Fontes de pesquisa:

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Outsourcing

A utilização de outsourcing dentro de uma empresa é uma prática que tem como finalidade diminuir os custos com atividades relacionadas ao meio do processo de desenvolvimento do produto - ou do serviço - oferecido através da designação dessas atividades para outras empresas externas com experiência no mercado e know how suficientes para manter a qualidade da produção. O outsourcing nunca poderá ser aplicado às operações vitais de uma empresa.

O termo é utilizado em alguns casos como sinômimo de terceirização, no entanto entende-se que a terceirização está ligada à áreas da empresa de menor nível na hierarquia. Ou seja, aquelas que pouco participam ou influenciam as estratégias da empresa, como por exemplo segurança e limpeza.

O outsourcing pode ser considerado portanto uma forma de terceirização que de alguma forma modificam ações estratégicas da empresa. Entre as mais comuns áreas de uma empresa que se pode aplicar o outsourcing, podemos citar: planejamento estratégico; marketing e vendas; recursos humanos; e informática e T.I.


Fontes:
http://www.administradores.com.br/noticias/administracao-e-negocios/outsourcing-afinal-o-que-e-isso/43902/
http://www.sobreadministracao.com/outsourcing-o-que-e-e-como-funciona/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Outsourcing

Adhocracia

Em contra-ponto a departamentalização, a Adhocracia permite criar um ambiente de trabalho capaz de solucionar problemas de maneira rápida e eficaz. Se utilizando das capacidades individuais dos membros das equipes multidisciplinares de forma conjunta, este modelo de gestão permite atingir de maneira rápida e criativa os objetivos da empresa.

No site Sobre Administração, Gustavo Periard explica o que é a Adhocracia: "um termo utilizado na Teoria das Organizações, que estabelece modelos de gestão de empresas baseadas em projetos não-permanentes. É caracterizada pela utilização de grupos e equipes multidisciplinares, que cooperam entre si para o atingimento de um determinado objetivo."

As características principais da Adhocracia consistem em: formar equipes temporárias, autônomas e multidisciplinares; manter uma estrutura organizacional orgânica; especialização do trabalho; equipes auto-gerenciáveis; e elevado grau de descentralização.

Por outro lado, a Adhocracia apresenta problemas em relação à comunicação formal e definição de papéis dentro da empresa em consequência à baixa rigidez dos processos e eliminação da burocracia.

Diante de um ambiente cada vez mais atual e dinâmico, onde a concorrência ganha amplitude global e o mercado ultrapassa as fronteiras geográficas, a Adhocracia pode ser aplicada como uma medida inteligente para manter a empresa adaptada e competitiva.

Fontes de pesquisa:
http://www.sobreadministracao.com/voce-sabe-o-que-e-adhocracia/
http://www.espacoadministrativo.com.br/2013/03/adhocracia/
http://www2.uol.com.br/JC/sites/deloitte/artigos/a150.htm

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Ferramentas CRM Disponiveis no Mercado Brasileiro

O Customer Relationship Manager, ou apenas CRM, surgi com a necessidade de conhecer e identificar melhor os desejos de possíveis clientes. Em um mercado cada vez mais competitivo fidelizar um cliente é um trunfo importante. Conhecer as particularidades e oferecer serviços diferenciados são jogadas importantes para diferenciar uma empresa das demais. As ferramentas de CRM atuam precisamente nas informações sobre o cliente, o bairro onde mora, cor preferida, meio de locomoção, área de atuação, nível de escolaridade, praticante de esporte, etc. São informações fundamentais para oferecer um serviço ou um produto que se encaixe perfeitamente ao desejos do cliente.
As ferramentas CRM atuam justamente para coletar as informações do cliente e oferecer relatórios e estatísticas sobre o mesmo, facilitando assim a tomada de decisão para uma possível estratégia de marketing, vendas e serviços. Esta postagem tem como objetivo citar algumas das ferramentas presentes no mercado atualmente. Vamos a elas:
  • SAP CRM

A SAP foi construída por ex-funcionários da IBM em 1972 na Alemanha, atualmente a SAP é a terceira maior empresa de software independente do mundo. Usando a própria definição da SAP para o seu sistema CRM, é assim que ele é caracterizado:
“Sistema CRM da SAP — incluído no SAP Business Suite — é a única solução capaz de viabilizar processos de negócios totalmente confiáveis, abrangentes e centrados no relacionamento com clientes, proporcionando um benefício real de cada cliente. O software SAP CRM se aplica a processos dirigidos aos segmentos de mercado verticais para suportar departamentos que interagem diretamente com os clientes, especificamente nas áreas de marketing, vendas e serviços. A adoção do SAP CRM assegura uma visibilidade de 360 graus de todos os pontos de contato do cliente e dos canais de interação, incluindo o campo, a Internet, centros de interação e parceiros do canal. A solução de Customer Relationship Management oferece ainda poderosos recursos analíticos. “, SAP.
O caso de sucesso da SAP foi a implantação do CRM na Boticário. O CRM do Boticário iniciou sua implantação em 2010 e teve seu termino no final de 2011, sendo considerado o projeto mais importante desenvolvido na empresa durante esse tempo.
“Com as novas ferramentas, o Boticário conhecerá as categorias preferidas do cliente, tempo que ele leva para fazer a reposição dos itens e valor médio que desembolsa com a marca.”, Computer World.
  • Oracle CRM On Demand

A Oracle define seu sistema CRM como: “Líder global em CRM”. O serviço da Oracle atua em diversas áreas, Tecnologia, Medicina, Farmacêutica, Seguradoras e Automotivas.
“As soluções de CRM Completas da Oracle oferecem os recursos mais amplos e abrangentes para ajudar as organizações a direcionar a eficiência em vendas, marketing, fidelidade e serviços”, ORACLE.
Para quem usa sua ferramenta, a Oracle oferece suporte, treinamento e consultoria, sendo reconhecida positivamente pela eficiência na execução desses pontos.
  • Microsoft Dynamics CRM

O CRM da Microsoft tem a grande vantagem de se integrar as outras ferramentas desenvolvidas por ela, Microsoft Office, Outlook, Excel. Ele é distribuído em três versões: Workgroup, Professional e Enterprise. A própria Microsoft define seu produto dessa maneira:
“O Microsoft Dynamics CRM 4.0 é um sistema totalmente integrado de CRM (customer relationship management - gestão de relacionamentos com clientes). O Microsoft Dynamics CRM permite criar e manter facilmente uma visão clara dos clientes, do primeiro contato até a pós-venda. Oferecendo ferramentas para melhorar os processos de vendas, marketing e serviço de atendimento ao cliente, juntamente com a integração nativa com o Microsoft Office Outlook, o Microsoft Dynamics CRM fornece uma solução rápida, flexível e acessível.”, Microsoft.
O Dynamics atua na área de Vendas, Serviços e Marketing.

Por fim, vemos que o diferencial de cada ferramenta fica por conta de uma ou outra particularidade, seja a integração com um sistema em nuvem, seja a possibilidade de integrar com outras ferramentas. Como as funcionalidade são bem semelhantes, aspectos como suporte, manutenção, treinamento e disponibilidade de idioma devem ser os pontos principais para a escolha da ferramenta.

Fonte:
http://www.sebraesp.com.br/index.php/46-noticias/marketing/7946-ferramentas-auxiliam-a-gestao-do-relacionamento-com-o-cliente
http://global.sap.com/brazil/solutions/business-suite/crm/crm-relacionamento-com-clientes.epx
http://global12.sap.com/brazil/about/historico/index.epx
http://computerworld.uol.com.br/carreira/2010/09/24/um-transformador-de-sonhos-em-realidade/
http://www.sebrae2014.com.br/Sebrae../Novo%20Atendimento/Pagina%20Inicial/Case%20CRM%20Boticario.pdf
http://www.oracle.com/br/products/applications/crmondemand/index.html
http://www.unione.com.br/consultoria/crm-customer-relationship-management/solucoes-oracle.html
http://www.microsoft.com/brasil/dynamics/crm/product/systemrequirements.mspx